
Sistemas wireless de carros são vulneráveis, diz estudo
Pesquisadores das universidades South Carolina e Rutgers University conseguiram invadir sistemas wireless de veículos com aparelho de 1.500 dólares.
O estudo, apresentado durante a conferência USENIX Security, nos Estados Unidos, comprovou que o sistema de monitoramento wireless de veículos, que é obrigatório desde 2008 em novos veículos fabricados e vendidos no país tenham a tecnologia, possui diversas falhas de segurança.
O sistema alvo do grupo é o TPMS, que monitora a pressão dos pneus. Sensores são instalados nos pneus e uma antena, ou várias antenas (em modelos mais caros), captam o sinal e analisam os dados. O sistema pode, além de monitorar os pneus, compensar as alterações de pressão causadas por mudanças de temperatura.
Os pesquisadores conseguiram invadir esse sistema, tomando controle das informações enviadas a central do veículo por meio da análise da transmissão de rádio. A falha poderia ser utilizada por criminosos para causar falhas no sistema, colocando em risco a segurança dos passageiros.
O estudo revela que a única medida de segurança tomada pelas empresas foi não publicar os protocolos de comunicação do sistema. “Fazendo isso, uma porta foi deixada aberta para os criminosos”, afirma um dos autores da pesquisa ao blog Technology Reviem, do MIT.